Tuesday, July 13, 2010

45 dias

Estamos na Suiça há 45 dias. Como passou rápido estes dias. Várias pessoas me perguntam como é a vida aqui, se estamos nos adaptando bem, o que nós comemos, se está frio, etc.
Neste post vou relatar uma das principais diferenças/mudanças que temos vivido aqui em Vevey: esqueçer as "mordomias" que tínhamos no Brasil. Mordomias? Como assim?
Aqui, cheguei a conclusão que somos acostumados a sermos servidos no Brasil o tempo todo, aonde quer que formos. Aqui, não é comum ter empregada doméstica nas casas. Apenas os muito ricos tem como pagar este serviço, pois é caríssimo. Então nós, os meros mortais, temos que fazer tudo em casa. Desde cozinhar, lavar, passar, limpar e até montar móveis. Comer fora aqui é muito caro, então estou desenvolvendo meus talentos culinários. Como estamos montando nossa casa nova, nestes últimos dias nossa atividade principal foi irmos à lojas de móveis. É exatamente o esquema de Pegue e Faça. O manual é bem didático e com um pouco de paciência o móvel fica pronto e lindo! O Silvio tem me surpreendido, já tem uma profissão nova: montador de móveis. Se o móvel que comprou é grande ou são vários, e não cabe no seu carro, você pode alugar uma caminhonete por hora, levar os móveis pra casa e voltar pra devolver a caminhonete (você mesmo dirige, e descarrega).





Nos apartamentos não tem um cômodo onde ficam a máquina de lavar, o tanque, etc. No condomínio onde moramos é a lavanderia é compartilhada, ou seja, no subsolo fica a lavanderia, onde tem máquina de lavar e secar e o tanque. Cada apartamento tem o seu dia e horário pra usá-la. Para lavar e secar as roupas você tem que pagar por isto. Cada apartamento tem um cartão que você coloca créditos e com ele pode usar as máquinas e assim vai descontando o valor de cada lavagem, mas não é caro. Em alguns prédios existem a opção de ter as máquinas dentro do apartamento. Onde vamos morar existe este espaço, mas tem também a lavanderia compartilhada. No momento optamos em usar a compartilhada e assim economizaremos na conta de energia.
Frentista no posto de gasolina não existe! Você mesmo abastace seu carro, paga na máquina e vai embora. Você mesmo lava seu carro no lava-rápido também.

No mercado não existe empacotador, você mesmo tem que guardar as suas compras. E não existem também as sacolas pláticas para você colocar as coisas e ainda levar pra casa pra usar como saco de lixo. Cada um leva a sua sacola, como as eco bags, que estão começando a usar no Brasil.

Tem que comprar sacos de lixo específicos e a reciclagem aqui é essencial. Como já reciclavámos o lixo no condomínio onde morávamos ai no Brasil, esta parte foi sossegada.
Existe seguro pra tudo. Seguro do carro, seguro saúde, contra incêndio, contra terceiros, etc. Alguns deles são obrigatórios e os que não são é melhor fazê-los, pois pagar os serviços aqui é muito caro, então o melhor é se prevenir.

Todas as vezes que falo com alguém ai do Brasil, depois de perguntar com estou, a próxima pergunta é: está frio aí? Agora estamos no verão, então está quente. Bem quente, teve dias que chegou a 35 graus. Como acabamos de chegar, nada de anormal com um clima deste. Pra quem morou em Sumaré, 35 graus é fichinha. Segundo as pessoas que já moram aqui a mais tempo, as 4 estações são bem definidas, e no inverno, é frio mesmo. Vamos esperar pra ver e depois eu conto, ok?

Em relação a comida, existe obviamente os pratos típicos daqui, uma variedade enorme de queijos e vinhos e é claro, outra variedade gigante de chocolate, ou melhor do melhor chocolate!
Mas a comida do dia a dia, pra nós, não foge muito do que comíamos ai, a exceção é a carne que é bem cara, não dá pra comer todo dia. Mas em compensação, aqui começamos a comer mais peixes, legumes e salada.

As pessoas aqui são bem educadas e gentis. sem dúvida são mais reservada, mas nada que choque ou que traga algum problema. Aqui é assim, com diz aquele grande clássico da MPB "Cada um no seu quadrado". Nada diferente dos condomínios que moramos em São Paulo e em Sumaré, então isto pra nós está sendo tranquilo também.

Cabeleireiros...Ah que saudade! Aqui também é muiiito caro. Ir ao salão todo final de semana pra fazer pé-mão-escova? Nem pensar. Troxe meu Kit de unhas e até que me viro bem. Trouxe também meu secador, prancha, muitos cremes para cabelo e até que sei fazer uma escova razoável. Como ninguém é de ferro...quem me conhece sabe que meu cabelo não é assim, digamos, fácil de lidar, então já estou economizando em outras coisas pra poder ir no salão de cabeleireiros e domar a "fera". Cada um tem suas prioridades, né? :)

Nesta altura depois de ler tudo isto, você deve estar pensando: Caramba, o que vocês foram fazer ai? Não é?

Não estamos sofrendo aqui, nem tristes, pelo contrário. Cada dia tem sido de experiências e descobertas muito legais. Temos aprendido que o "diferente" pode ser enriquecedor e como é bom sabermos que temos um Deus maravilhoso e que nos ajuda a superar nossos limites.

Só relatei neste post algumas diferenças do que estávamos acostumados a fazer no Brasil e o que agora temos que fazer aqui na Suiça. Cada decisão tem o ônus e o bônus, não é mesmo? Confesso que o bônus tem sido bem maior, mas este é assunto para outro post, ok?

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus" Rm 8:28
Bjo

2 comments:

juliana said...

Nossa!Como as coisas simples e comuns pra nós fazem a diferença quando não temos,né?

Juliana Fonseca said...

Que delicia! lindas as fotos!!! Nossa cada lugar voces estao indo fantástico!

Post a Comment